Karen Benedik Santos — ARTISTA

Karen Benedick Santos

Entrevista com a artista Karen Benedik Santos –

Karen Benedik Santos, 12 Anos de idade – Nascida em São Paulo/Sp-Brasil
Cursa o 7º Ano Ensino Fundamental – Sistema COC no Colégio Professora Yeda Maria. Apesar da tenra idade, Karen já manifesta seus dotes artísticos. Desde 2017 – é Administradora do Grupo R&K Artistas Plástico, o qual a cada Membro ou Artista, que expõe seus trabalhos, ela própria, ao final de cada mês, escolhe os participantes ganhadores, que recebem o Certificado Embaixadora da Paz Karen Benedik Santos que já esta na XIII Premiação, que já é um sucesso.

1. Fale um pouco sobre você.
Meu nome é Karen Benedik Santos, desde pequena sempre gostei de desenhar. Com 08 anos eu desenhei o primeiro bichinho, foi um macaquinho da época de minha mãe, que ela me deu, depois foram flores e etc…
No meu Colégio tinha aula extracurricular de pintura, então pedi para meu pai para fazer aulas. Comecei a pintar com técnicas de acrílica sobre tela. Hoje estou desenvolvendo cada vez mais minhas aptidões, gosto e talento, tanto que não parei mais.

 

 

2. Por que a arte?
Para mim a arte é beleza, carinho, sentimento, flores, objeto, pessoas ou algum lugar. É através dela tentamos passar o nosso sentimento às pessoas, e a dar valor à vida.

3. Além da pintura você possui outros talentos artísticos?
Sim, adoro tocar piano, adoro musicas clássicas Ballet e natação. Há o mais importante ser criança.

 

Karen pianista

 

4. Qual é a sua lembrança mais antiga de querer ser uma artista?
Não tenho nenhuma definição ainda, sou muito novinha, mas para não ficar sem responder, seria de desenhar aos 08 anos, e querer cada vez mais desenvolver esta aptidão.

5. Como você faz para conciliar a arte com os estudos?
Não tenho problema quanto a isto. Não tenho muita regra, apenas faço tudo que gosto. Colégio, pintura, natação, ando de bicicleta e etc… Mas não deixo de ser criança.

 

Monalisa sombreada

 

6. Quais são seus temas favoritos? E quais materiais utiliza?
Na verdade ainda não tenho uma predileção, a criação vem pela minha inspiração no momento, apesar de que peço sempre opinião ao meu pai. Eu utilizo, tinta a óleo, óleo de linhaça, solventes pinceis e espátula.

7. Como você trabalha e aborda o tema de suas obras?
Escolho um desenho comum escolhido no momento, e vou definindo as cores aos poucos. É tudo muito espontâneo.

 

 

8. Algum artista te inspira?
Sim, Tarsila do Amaral, Leonardo da Vinci, Vincent Van Gogh, Claude Monet, claro entre outros.

9. Quais são as melhores respostas que você teve ao seu trabalho?
Já ganhei e ganho vários títulos Nacionais e Internacionais. Fico muito contente, de perceber que meu trabalho está sendo escolhido e reconhecido ao lado de outros grandes artistas. No Facebook, estou com quase 5.000 seguidores, já sou reconhecida em vários Países, por ser membros de vários Grupos. Falando em Grupos, desde o ano passado, criei meu próprio Grupo chamado R&K Artistas Plásticos, estou muito feliz em ser administradora de meu Grupo.

 

 

10. O que você mais gosta sobre em seu trabalho?
De Pintar.

11. Quais as suas principais participações em exposições e premiações?
Nossa, em pouco tempo, tive varias Vernissages:

• Exposição Coletiva Conexões – 2015 – Pestana Hotels & Resorts – e ABRASCI-Academia Latino – Americana de Arte – Jockey Club de São Paulo e ABRASCI – 2015;
• IX Exposição Nacional de Artes Presidente Fabio Porchat;
• Galleria Virtual Permanente: Virtual Art Gallery by Karen Santos: Madrid Painter Art. O nome da sua galeria é em homenagem a cidade de Madrid, e a todos que a acolheram com muito carinho, no site VirtualGallery.com;
• Exposição Virtual A Estrebaria Artes – Karen em Cores de 23 de setembro a 23 de outubro 2017;
• Exposição Virtual A Estrebaria Artes – Pintou o Verão – As Primeiras Inspirações Artísticas de Karen Benedik Santos – 26 de dezembro a 26 de janeiro de 2018;

 

Participação presencial

 

12. As principais e mais recente.
Foram vários títulos:

• Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI – Mérito Artístico e Cultural – Artista Plástica – 18/09/2014;
• Exposição Coletiva de Artes e solenidade do Aniversário de São Paulo 2015
• Diploma Comemorativo ao Aniversário de São Paulo e Medalha Comemorativa dos 461 anos-Pestana & Conference Center – São Paulo – Governo do Estado de São Paulo.
• Dia Internacional da Mulher – Prêmio Destaque 2015-IBB – ABRASCI Pestana São Paulo Hotel.
• Mérito Excelência Feminina – 07/03/2017 – Academia de Ciências Letras e Artes de São Paulo – ACLASP – Assembleia Legislativa de São Paulo.
• Membro e Embaixadora da Paz – Confederação Brasileira de Letras e Artes – CONBLA-Empossada pelo Príncipe Dom Ydenir P Machado – Mansão Baccarat
• Tarde de Autógrafo, convidada e homenageada pela Editora Contos e Encantos, no Livro Encanto na Floresta do autor Alexander Osellame Sales que reside em Manchester – Inglaterra – 2017.
• Membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo ACLASP.

 

 

13. Que conselho você daria para outros jovens artistas ou futuros artistas?
Dedicação, amor ao trabalho que faz e não desistam.

14. Onde você se vê daqui a 05/10 anos?
Na realidade, na arte não sei. O que quero realmente é fazer minha vida na Europa. Talvez fazer Arquitetura, que também é um segmento muito artístico.

 

 

15. Planos para o futuro.
Bom, sou Embaixadora da Paz, faço muito pouco, perto do que eu poderia fazer, tenho muitas ideias e projetos, mas infelizmente não posso contar com Governo, que não incentiva a arte. Quero montar meu Ateliê, para ajudar as pessoas especiais, ajudar a terceira idade, dando atenção e ensinando a arte, inclusive ao que sofrem de mal de Alzheimer. Mostrar a cada um como são importantes é uma forma de valorizar e demonstrar como são importantes, que não estão esquecidos e jogados a entidades.

 

 

Karen Benedick Santos

LINKS —

Instagram: @karenbenediksantos
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009131551579
Blog: www.karenbsantos.com.br

 

 

 

Edmundo Cavalcanti

Edmundo Cavalcanti

 

Edmundo Cavalcanti é nosso colunista de artes para Arts Illustrated em São Paulo, Brasil.